quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dermatologia: Fator de Hidratação Natural


O Fator de Hidratação Natural (NMF em inglês) é um mecanismo dinâmico envolvido na hidratação cutânea atuando em conjunto com lipídeos intercelulares e bombas iônicas 
A água presente na epiderme não é suficiente para garantir a hidratação epidérmica, pois ela é facilmente perdida para o meio caso mecanismos de retenção hídrica não estejam presentes, assim o Fator de Hidratação Natural desempenha essa função em conjunto com outras estruturas.
O FHN é composto por diversas moléculas de baixo peso molecular, higroscópicas, orgânicas ou não, que interagem entre si e retém água, condicionando um aspecto normal a pele. Os componentes do FHN estão demonstrados no quadro abaixo:



As moléculas do FHN são produzidas nas etapas iniciais de maturação dos corneócitos por meio da degradação da proteína profilagrina, principal componente dos grânulos de querato-hialina tipo F, rica em histidina. Na pele saudável, os corneócitos possuem altas concentrações (até 10% do seu peso seco) de FHN. 
A profilagrina é uma proteína grande, insolúvel e altamente fosforilada, composta por múltiplas unidades de filagrina ligadas por peptídeos conectores. A profilagrina é expressa no estrato granuloso e fica retida em vesículas sem membrana (Grânulos de querato-hialina)
O processo de formação do FHN a partir da decomposição da profilagrina está demonstrado a seguir:



Os depósitos das glândulas sebáceas e sudoríparas formam o manto hidrolipídico no estrato córneo, esse manto se une com o produto de decomposição dos queratinócitos formando o Fator de Hidratação Natural, o qual agirá na retenção de água.
A hidratação da pele é fundamental para repor a camada natural de proteção da pele. O funcionamento inadequado do FHN acarretará em uma maior perda hídrica e a oxigenação dos tecidos será menor, ocasionando em uma desidratação da superfície cutânea e consequentemente torna a pele sem brilho, áspera e favorece o aparecimento de rugas.

Fatores que alteram a estrutura normal da pele

Diversos fatores provocam alterações nas camadas da pele, pode-se citar:

● Fatores climáticos;
● Exposição aos raios UV;
● Aumento da sudorese;
● Involução cutânea;
● Patologias (Dermatites, psoríase, ictiose, acne, entre outras);
● Queimaduras;
● Lesões;
● Envelhecimento;
● Substâncias químicas;
● Ingestão reduzida de água.

Queratina x Colágeno x Hidratação cutânea

A queratina e o colágeno são proteínas produzidas em grandes quantidades na pele, enquanto a queratina tem a função de impermeabilização da pele através do impedimento da evaporação da água nas camadas mais superficiais, o que dificulta a desidratação da pele. 
O colágeno, por outro lado, possui funções estruturais e elásticas e está presente em grandes quantidades na derme. O colágeno fornece sustentação, união e fortalecimento dos tecidos adjacentes e, ainda garante elasticidade à pele, quando associados a fibras elásticas. As fibras de colágeno necessitam de hidratação adequada para desenvolver suas funções corretamente.

3 comentários: